Educação e cultura transforma

Tema: Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 09/01/2017
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não é surpresa nenhuma que o sistema prisional brasileiro é falho. Além de caro, é ineficaz e é uma das dividas mais serias [dívidas mais sérias] que a sociedade e o estado [Estado] brasileiro tem.

Recentemente uma chacina aconteceu no Compaj, Manaus, deixando 56 detentos mortos, ficando atrás, a nível nacional, somente para o [do] massacre do Carandiru, São Paulo, que deixou 111 detentos mortos. Estes [Esses] são dois dos poucos exemplos que mostram que o sistema carcerário brasileiro precisa passar por sérias reformas.

É evidente que a prisão no Brasil não fornece nenhum tipo de saneamento básico, saúde, educação e cultura aos detentos. [vírgula] E isso faz com que eles saiam ainda mais revoltados para viver em sociedade.

Tudo que um detento viver no seu tempo preso, [sem vírgula] será refletido nas pessoas que ele conviver após sua saída, seja bom ou ruim, geralmente e  [é] infelizmente ruim. A prisão deveria ser uma forma de transformação psicológica para os detentos, para que assim sejam cidadãos decentes e dispostos a mudar para sair da prisão. Assim [vírgula] muitos dos problemas seriam evitados, como violência, superlotação, motins e etc.

Portanto, entende - se que, [sem vírgula] o sistema prisional brasileiro precisa de uma reforma, e ela pode começar com a apresentação da cultura, educação, esporte e afins para os presidiários. Assim [vírgula] teremos pessoas com a mente mudada e preparada para uma convivência social sem que a vida de outras pessoas seja colocada [sejam colocadas] em risco, pois a educação e a cultura podem transformar um individuo.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos