Tema: Caminhos para combater o racismo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/12/2016
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há algumas décadas, o cientista Albert Einstein afirmou que vivia em uma triste época, em que era mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Atualmente, com tantos casos de racismo noticiados pela mídia, percebe-se a persistência desse problema no Brasil.

O racismo pode acontecer nos mais diversos lugares, como nas escolas, no trabalho e nas redes sociais. Manifesta-se por meio de difamações, de segregação e até por atos violentos que atentem à [contra] integridade física. Prova disso é o fato da [de a] imprensa constantemente relatar casos como o da atriz Taís Araújo e o da jornalista Maria Júlia, alvos de comentários racistas nas redes sociais.

O Estado brasileiro possui diversas leis para coibir a discriminação racial. [vírgula] Contudo, essas regras não têm sido muito eficazes, pois o infrator pode encontrar formas de fugir da legislação e não ser punido. É necessário criar medidas de prevenção desse [para esse] problema.

Para isso, no meio escolar  [vírgula] a convivência de crianças de diferentes raças e etnias deve ser estimulada e faz-se mister a promoção de palestras e campanhas de conscientização em todos os níveis de ensino, inclusive apresentando a importância do negro na sociedade e o seu legado cultural. Ademais, o Estado pode incentivar a indústria televisiva e cinematográfica a tratar esse tema, visando à reflexão dos espectadores. Dessa maneira, o filme “O sol é para todos” foi  [é] um exemplo bem-sucedido, pois recebeu muitas premiações, como a do Oscar de melhor filme, por expor as mazelas da segregação racial de uma pequena cidade norte-americana.

Portanto, para se combater o racismo, não basta apenas legislar, mas principalmente civilizar a população com ações educativas nas mais diversas áreas, como a acadêmica e a de comunicação. Assim, esse problema será prevenido ao invés de [em vez de ser] somente corrigido, promovendo uma sociedade com menos preconceito e mais respeito.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos