Um problema sério da comunidade atual :

Tema: Discutindo a segurança pública

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/08/2010
Nota tradicional: 6.5
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um problema sério da comunidade atual: “A segurança pública”


Esse tema tem trazido grandes escândalos nos últimos meses, ou melhor já há algum tempo que se discute a conduta policial, que se resume em despreparo, corrupção e muita violência desnecessária.

É de se preocupar realmente, pois quem garante que estamos seguros e que nada tão imprevisível possa acontecer? O papel da polícia tem sido apenas em impor medo, terror e desconfiança na população o que está infelizmente presente em todos os estados da Federação em maior ou menor freqüência.

E agora para resolver um problema deve- se ter conhecimento de suas principais razões. Quais podem ser? Más remunerações, falta de preparo ou experiência?

Sim. É de fato fundamental o aumento dos salários policiais pois é de se esperar tanta corrupção visto que são mal pagos na grande maioria deles.

Temos que conscientizar a população de ter mais respeito e consideração pelos agentes policiais que muitas vezes passam por situações de risco para garantir a nossa própria segurança. O fato é que a demanda necessária para um aumento salarial é grande e quase não há disponibilidade.

Outro caso é que não adianta adotar a política de extermínio de bandidos, o necessário é abrir mão da violência e por uma nova concepção de cidadania e segurança pública, de “democracia”. Deixar de lado essa herança ditatorial que ainda não superamos.

É preciso agora que adotemos um novo comportamento e uma nova política para nossa segurança que supere qualquer tipo de revoltas e resistências. Portanto espera- se agora uma atitude do nosso governo para que possamos viver vidas seguras e dignas de um cidadão brasileiro.

 

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
Nota final 6.5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos