O preço da aceitação: Para entrar no emprego repita, amém irmão

Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/11/2016
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil atual ?[vírgula] temos um alto índice de violência, está [esta] causada por diversos fatores, um deles sendo a intolerância religiosa ?[vírgula] que é baseada no desrespeito a outras crenças. O predominantismo cristão está enraizado no Brasil por origem histórica. Desde o ínicio da colonização os portugueses esforçaram-se para levar a fé cristã a os [aos] índios nativos e escravos africanos mesmo que para isto [isso] tivessem de usar a violência. O fruto de todo este [esse] processo histórico de imposição religiosa em diferentes povos cujos [que] já tinham suas próprias crenças foram [foi], ?[sem vírgula] a atual alta diversidade religiosa e um sentimento crescente de superioridade dentro de algumas dessas religiões. Hoje em dia, as pessoas tem [têm] medo de expor suas crenças, pois isto [isso] pode ser motivo para à [a] exclusão social, familiar; rejeição em uma oferta de emprego e até casos de agressão. Vivemos em dias consideravelmente obscúros [obscuros] devido a um longo processo histórico supracitado, logo o método de reversão do problema será demorado. A parte prejudicada da população deve clamar por seus direitos dentro de um país laico,investimento [investir] na educação?[vírgula] incluindo a religiosa, incentivo [incentivar] a palestras gratuitas sobre o assunto ?[vírgula] demonstrando as maneiras de fazer uma denúncia e uma maior agravação jurisdicial sobre isto [isso]; assim um dia poderemos nos ver livres desse grande problema.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos