Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/11/2016
Nota tradicional: 220
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

         É notável que atos de violência contra as crenças religiosas da população brasileira aumenta-se [aumentam] gradativamente. Atitudes de intolerância são vistas desde a reforma protestante [vírgula] onde [quando] milhares de indivíduos foram perseguidos e mortos pelos seus representantes políticos por não seguirem a religião designada.
          Essas agressões, seja verbal ou corporal permanece [sejam verbais, sejam corporais, permanecem] na sociedade, realizadas por criminosos que não respeita [respeitam] os dogmas escolhidos pelas pessoas que tem [têm] a sua liberdade assegurada pela constiuição [Constituição].
          Em consequência disso, guerras são instituídas, como exemplo a [o] estado islâmico ?[vírgula] que matam [mata] fiéis pelo fato da religião ser diferente [FIÉIS NÃO SÃO MORTOS]. No Brasil ?[vírgula] o preconceito de crenças emprego por parte de alguns [FRASE NÃO FAZ SENTIDO], aumenta a discriminação sofrida por sua população religiosa.
           Diante do exposto, como disse o filosofo Immanuel Kant ?[vírgula] "o ser humano é aquilo que a educação faz dele" [ponto final] o investimento em educação é fundamental para que tenhamos um maior respeito sobre o assunto. Também em parceria público e privada, a criação e a divulgação de campanhas para extinguir o problema, além de leis mais punitivas aos que descumprirem, podendo assim acabar com essa intolerância.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 20 Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 220 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos