No Brasil, é reforçada a idéia de que a política precisa ser reformada, principalmente em tempos de eleições. A mídia expõe e influencia a opinião pública sobre os rumos que as mudanças da forma de se fazer política no país devem ser feitas, através de programas de debate, propagandas tendenciosas e outros tipos de veiculação.
Por enquanto estamos longe de constatar essas mudanças, seja na maneira de se custear as campanhas políticas sem o uso do “caixa dois” seja na transparência dos gastos dessas campanhas.
Também observamos que as leis que o Legislativo elabora privilegiam muito mais aos seus próprios interesses que em benefício do povo e a demora em se aprovar leis como a ficha limpa leva-nos a questionar a sobriedade e seriedade de alguns políticos.
Por isso a reforma política é um prato frio consumido cada vez mais, fazendo-nos desacreditar em nossos governantes. Se for verdade o dito que diz: “cada povo tem o governante que merece”, então precisamos avaliar que mudanças nós precisaremos para ter líderes à nossa altura. Ou será que precisamos novamente da ditadura militar para aprender como se deve proceder enquanto cidadãos de qualidade?
Acredito que nós, precisamos ter a consciência de não ficar apenas nas críticas, mas sim agir em prol de um bem comum. Caso contrário, estaremos fadados à mesmice eleitoral e assim nunca comeremos um prato quente como a reforma política que o Brasil precisa ter.
Dados correção tradicional
INICIAIS EM CAIXA ALTA
REESTRUTURE
CUIDADO COM A REPETIAÇÃO DO VERBO “PRECISAR”
COMENTÁRIO:
Antes de iniciar a sua produção, leia atentamente a coletânea sugerida em nossa proposta. Seu texto está pobre em conteúdo e a maioria dos seus parágrafos possui idéias dentro do senso comum, sem grandes argumentações. Procure ler mais sobre o assunto e prove ao leitor que tem conhecimento e é persuasivo. Cuidado com a repetição de palavras, isso empobrece seu texto. Você é capaz de fazer um texto muito mais crítico.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |