Tema: Automedicação – devemos realmente combatê-la?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/10/2016
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, devido a muitos recursos como os remédios químicos, caseiros e receitas de gerações passadas, o que mais acontece é a automedicação da população. Basta sentirmos algum desconforto e já recorremos ao uso desses [dele] sem antes consultarmos um médico.

Porém, essa prática é bastante arriscada. Nós leigos da medicina não sabemos os componentes dos medicamentos nem mesmo os efeitos colaterais, que poderiam até levar a [à] morte. O número de pessoas que sofrem intoxicação por automedicação é extremamente grande no país.

Outro fator que é responsável para que aconteça a automedicação é o alto custo e a falta de acessibilidade aos médicos. O Brasil é um país em que a maioria da população não tem condições financeiras para consultarem-se [consultar-se] todas as vezes que sentem dores ou mal-estar.  [vírgula] Além da falta de médico nos hospitais e postos de saúde.

Diante disso, a automedicação é algo a ser combatido com urgência. Para isso  [vírgula] é necessário que o Governo disponibilize mais médicos para as parcelas mais carentes da população. Além disso, a televisão  [vírgula]  como maior meio de transmissão,  [sem vírgula]  deveria incentivar a população a consultar o médico antes em vez de buscá-lo somente se os sintomas persistirem. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos