Automedicação problema de saúde pública

Tema: Automedicação – devemos realmente combatê-la?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/10/2016
Nota tradicional: 420
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tomar medicamento sem prescrição médica,  [sem vírgula]  pode trazer consequências graves e  [vírgula] em alguns casos, a pessoa pode chegar ao óbito. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), cerca de 20 mil pessoas morrem todo ano no País [país], vítimas da automedicação. Dessa maneira, o crescimento no número de pessoas se automedicando [automedicando-se] no Brasil torna-se um problema de saúde pública que deve ser combatido.

O uso indiscriminado de medicamento, deve-se, a [medicamento deve-se à] facilidade de aquisição sem receita médica, falta de informação, indicação de terceiros e dificuldade de acesso a [à] assistência médica, [ponto final] este ultimo [Esse último] problema citado é a causa maior da automedicação, pois todo cidadão que busca o posto de saúde para seu atendimento, ao chegar  [vírgula] encontra o posto lotado de pacientes, com pouco ou nenhum médico, assim desistindo  do atendimento e buscando de formar [forma] errada à automedicação.

Outrossim, o Governo não tem combatido o uso da automedicação de maneira satisfatória, não há propagandas diárias nos veículos de comunicação, não há campanhas permanentes nas cidades para trazer pessoalmente ao cidadão informação do perigo da automedicação. Dessa maneira veremos o aumento no número de mortos pelo uso indiscriminado de medicamento sem prescrição médica.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 420 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos