Tomou, passou?

Tema: Automedicação – devemos realmente combatê-la?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/10/2016
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

     O Senso Comum é o conhecimento popular transmitido de geração em geração baseado através [por meio] das experiências, sem necessidade de comprovação científica. Dentro deste [desse], encontra-se a automedicação ?[vírgula] que pode ser um problema dentro da sociedade contemporânea, causando mutações gênicas e até mesmo agravando um estado crítico de uma doença que poderia ser facilmente tratada.

      A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, onsiderado [considerado] um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação.

     O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. O uso abusivo de antibióticos  pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos [micro-organismos], o que compromete a eficácia dos tratamentos. Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada, no qual, ?[sem vírgula] um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.

     Para evitar os transtornos da automedicação à população, o Estado deve investir mais em saúde, priorizando a prevenção e fomentando a prática de esportes, a produção e o consumo de alimentos saudáveis, além de promover campanhas educativas alertando para os riscos da automedicação. Os cidadãos também devem buscar hábitos saudáveis, usando os medicamentos como último recurso.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos