O sólido e o volúvel nas relações humanas

Tema: Estamos nos relacionando de forma superficial?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/09/2016
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A tecnologia veio evoluindo com o tempo e, assim, trazendo inúmeras facilidades para o cotidiano das pessoas(.) com o uso de smartphones, tablets, computadores e outros aparelhos, é possível encurtar a distância e formar vínculos afetivos, mas será que as pessoas estão sabendo conciliar isso a à sua vida real sem se distanciarem das relações próximas e concretas nos seus planos reais de convivência?  

Os relacionamentos humanos atualmente estão cada vez mais dispersos, onde sempre é mais fácil demonstrar sentimentos por mensagens de texto, áudios ou transmissões de vídeo do que pessoalmente. Grandes decisões são tomadas por pessoas através de simples telas, sem o menor contato presencial, dando assim uma relação de comunicabilidade puramente superficial. Algumas instituições, como o casamento, são afetadas, (;) segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o tempo mínimo entre os casamentos reduziu-se a olhos vistos, chegando em 2012, a durarem em média 15 anos, o que é pouco para algo que antes era um laço inquebrável.

A sociologia estuda os fatos sociais e busca compreender como se dão as relações humanas. O homem nasceu para viver em sociedade, sendo a primeira etapa com a família e, quando cresce, incorpora-se em meios externos. Com toda a superficialidade das relações, a família é extremamente afetada, fazendo pessoas residirem no mesmo lugar sem ter o mínimo de diálogo. O sociólogo Zygmunt Bauman afirma que as pessoas devem sentir que são amadas, ouvidas e amparadas, em um lugar onde as afinidades não fossem raras e se dessem de formas mais comuns.  

Portanto, é necessário que as pessoas entendam a volubilidade as quais na qual estão mergulhando e deem mais atenção ao mundo real. A mídia, uma grande influenciadora, deve ater-se a à necessidade de difundir ideias para enaltecer as relações sociais, e não apenas difundir o mundo tecnológico sem precedentes, (.) só assim o impacto da superficialidade em uma sociedade criada em atos afetivos volúveis e sem raízes sólidas seria reduzido.

 

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos