Vazio contemporâneo

Tema: Estamos nos relacionando de forma superficial?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/09/2016
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No decorrer do século xx, o mundo passou por várias transformações, entre elas a revolução tecnológica, que permitiu muitos avanços em todas as áreas de conhecimentos(.), atreladas a esse mundo tecnológico, as indústrias veio vieram com a necessidade de renovação, para que o mercado não parasse de produzir, introduzindo ao meio produtivo a obsolescência programada, cujo objetivo é reduzir a vida útil dos produtos, para aumentar o consumo das versões mais recentes. Com todos os avanços bem sólidos no mercado, e com a popularização da internet a partir dos anos 2000, outro tipo de serviço de comunicação e entretenimento começou a ganhar forças: as redes sociais, (.) esse novo mecanismo tem como o objetivo de manter a comunicação das pessoas a à longa distância, mas infelizmente o que está acorrendo é o inverso, as pessoas estão se afastando cada vez mais, pois os aparelhos estão substituindo a presença das pessoas, criando então um vazio contemporâneo.

As redes sociais entraram de maneira íntima na vida das pessoas, ela permite a busca de novas amizades sem a necessidade de conhecer fisicamente, (.) com todo esse aparato tecnológico, a comunicação cara a cara com as pessoas, estão está perdendo forças, e as relações pessoais estão se tornando supérfluas. O convívio entre os indivíduos tornou-se objeto de troca, não tendo uma postura firme diante dos laços afetivos, (.) é notório observar os rótulos postos pela sociedade contemporânea, obrigando as pessoas a criar uma imagem utópica delas, pois se o indivíduo não seguir o padrão estabelecido, eles nãos serão aceitos dentro da sociedade, fazendo com que esses indivíduos sintam-se solitários, afastando-os do meio físico, e levando-os para a dependência tecnológica.

Tudo isso está intimamente ligado aos casamentos menos duradouros, como aponta o IBGE, (.) os cidadãos romperam as fronteiras do respeito e deixou deixaram ser sucumbido sucumbir-se pelo individualismo, visto que o convívio está sendo substituído pela aparelhagem, e a busca por novos relacionamentos se tornou intensa, outrossim, a de novos equipamentos*.Funciona como um mercado do amor ,quando não atinge as expectativas de um dos envolvidos, os laços são rompidos. Contudo, as fronteiras do preconceito e da intolerância devem ser rompidas, e as pessoas devem ter respeito para com os outros, com isso esse descompromisso não será mais visto.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos