Tema: Estamos nos relacionando de forma superficial?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/09/2016
Nota tradicional: 900
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Zigmunt Bauman em seu livro “Amor líquido” reflete sobre a fragilidade dos laços humanos. Considerando-se o advento das redes sociais e o aumento do número de divórcios, pode-se afirmar que a sociedade brasileira está estabelecendo relacionamentos inconstantes.

O advento das redes sociais facilitou o contato entre pessoas separadas por enormes distâncias e proporcionou o estabelecimento de relações conhecidas como amizades virtuais, nas quais os indivíduos não se conhecem pessoalmente. Assim, baseando-se na ideia de Niestzsche de que a amizade é o espaço da boa disputa, ou seja, a resistência perante a contrariedade dos indivíduos faz com que  pessoas estabeleçam relação de amizade, pode-se dizer que amizades virtuais são superficiais, pois a convivência entre os indivíduos limita-se ao ambiente virtual.

Somado a isso, dados apontam aumento no número de divórcios no Brasil de 161,4% em 2014 relacionado em relação ao ano de 2004. Uma das causas para isso foi a maior aceitação do divórcio juntamente com a ideia individualista crescente na sociedade contemporânea, na qual o ideal de liberdade assemelha-se à troca de bens de consumo, (.) um aparelho é trocado por um novo quando esse não satisfaz seu dono, analogamente é o que ocorre na maioria dos relacionamentos em que o cônjuge é tratado como um aparelho que deve ser trocado. No entanto, deve-se destacar a importância de não precipitar-se na decisão de realizar o matrimônio e muito menos em desfazê-lo, já que em uma sociedade em que impera a rapidez tecnológica, também se observa a velocidade nos relacionamentos.

Medidas de intervenção devem ser tomadas para que os relacionamentos sejam mais duradouros. O governo deve organizar projetos como hortas comunitárias e oficinas de artesanato. que além de ajudar financeiramente a comunidade, estreitará laços de amizade por meio do trabalho conjunto. Além disso, o Ministério da Educação deve promover palestras ministradas por psicólogos que englobem as famílias dos alunos e a comunidade, atentando para a importância de relacionar-se com o outro e os cuidados para não tornar as relações superficiais. Assim, ocorrerá maior contato fora do ambiente virtual entre as pessoas e entendimento sobre o ser humano, ocasionando relações mais estáveis.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 900 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos