Desafios da educação no Brasil

Tema: Estamos nos relacionando de forma superficial?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/09/2016
Nota tradicional: 0
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

   A evasão escolar é comum nas escolas brasileiras, assim como o trabalho infantil ainda apresenta números assustadores. Pode-se afirmar que a atividade exercida por menores não é a principal causa do abandono das instituições de ensino, contudo, é um problema existente que afeta diretamente a educação do país.

   Dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad) de 2013 indicam que 45,7% dos jovens brasileiros não conseguem concluir o ensino médio devido a vários motivos. Visto que, o trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social, milhares de crianças deixam de ir à escola e passam a trabalhar nas lavouras e campos sem remuneração alguma, sabe-se que no país essa pratica é ilegal, salvo se estiver na condição de aprendiz.

   Contudo, apesar de que a principal causa da evasão escolar no Brasil é a falta de interesse, a educação sofre drasticamente com a persistência do trabalho infantil, com o rendimento afetado milhares de crianças e adolescentes tem seu crescimento educacional prejudicado. Em contra partida, não se caracterizando principal motivo do abandono escolar, criou-se o termo jovens aprendizes.

   Investir na erradicação do trabalho infantil ilegal, contudo, é uma excelente intervenção, buscar combater a evasão escolar com o aprimoramento de ideias didáticas. O ministério da educação (MEC) deve lançar campanhas de incentivo a importância da frequência nas escolas, e o não abandono do ano letivo em parceria com a mídia. O governo brasileiro deve intensificar as fiscalizações de possíveis ambientes que facilite a exploração infantil, e a sociedade precisa se conscientizarem que educação é primordial para o futuro do país.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 0 Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2 0 Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa.
Competência 3 0 Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 0 Nível 0 - Não articula as informações.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 0 Infelizmente, a redação não atendeu aos critérios mínimos de avaliação. É importante estudar e se preparar melhor para as próximas avaliações.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos