Interação,cada dia mais afastada da nossa realidade

Tema: Estamos nos relacionando de forma superficial?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/09/2016
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

        A tecnologia e os avanços na humanidade nos trouxeram muitos benefícios,mas como tudo na vida também tem seu lado negativo,o que nos possibilitou muito desenvolvimento também nos afastou de nossas essências,o contato não é o mesmo e as relações são todos os dias mais prejudicadas por isso.
   O mundo evoluiu muito e a cada dia que passa evolui mais um pouco,novas descobertas,tratamentos,curas, e com tudo isso nossas relações têm evoluído,mas essa nova forma de nos relacionarmos,será que é bom?Em um contexto geral,a tecnologia vem tomando muito espaço em nossas vidas, e sim, estamos nos tornando superficiais,ao mesmo tempo que a tecnologia nos dá o mundo em questão de segundos a um clique de distância, ela tem nos afastado de pessoas que estão a um passo de distância,hoje em dia tem se tornado cada vez mais comum em uma rodinha de amigos cada um com seu celular trocando mensagens em salas de bate-papo em vez da interação olho no olho,os amigos que antes eram pessoas de nossa extrema confiança, escolhidos a dedo,hoje também estão na ponta dos nossos dedos,mas de uma forma diferente, a um clique, (.) o que antes compartilhávamos de maneira confidencial, tornamos público por meio da rede social.
       Com o passar do tempo, até o casamento tem pagado por isso,sentimentos estão virando clichê e um "eu te amo" dito com a mesma frequência de um bom dia, e isso não se percebe só pelos casais que não se olham,não se tocam,isso também é visto pelos dados estatísticos que nos mostram que o casamento tem se acabado com muito mais facilidade, (.) a lei facilitou o divórcio,porém não podemos colocar a culpa nelas,se nós não lutamos para dar certo,uma discussão já se torna motivo para desistir de tudo,antigamente as pessoas relevavam mais,mas também se conheciam mais.
      Portanto, podemos concluir que podemos sim viver com a tecnologia e desfrutar dos benefícios que ela nos proporciona,porém devemos colocar um limite.Não devemos esquecer do contato,do olho no olho,devemos usar a tecnologia, não deixar que ela nos use,não quer dizer que devemos parar com as interações virtuais,mas sim limitarmos o quanto ela influencia nossas relações e interações pessoais.

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos