Setembro

Tema: Estamos nos relacionando de forma superficial?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/09/2016
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

A busca pelo prazer e por sentimentos momentâneos que nos fazem felizes é uma boa forma de vida. Entretanto, atualmente, há uma grande ambição da sociedade por algo novo e por situações inusitadas que façam da vida um momento agradável. Essa ambição faz com que troquemos e busquemos o melhor e mais agradável a cada momento, deixando situações que nossos avós e pais passaram em suas vidas sendo vistas como chatas e clássicas.

O desejo de conhecer pessoas, cidades e lugares diferentes faz com que deixemos o mundo ao nosso redor desconhecido. Isso pode ser notado com a criação de vários aplicativos de comunicação mundial,no qual pessoas procuram fazer novas amizades e até conhecer o seu cônjuge. Esses tipos de aplicativos mostram fotos que qualificam a nossa imagem ,proporcionando uma imagem irreal àqueles que as veem. Vizinhos,colegas e desconhecidos,que participam do nosso cotidiano, conhecem como somos,porém não recebem a mesma atenção que damos às pessoas do outro lado do mundo.

A tecnologia que torna fácil a comunicação entre diferentes povos e etnias, ao mesmo tempo, torna menor a comunicação local , pois,hoje,podemos ter total ajuda e soluções para problemas rotineiros com a ajuda do celular , o que causa menores diminui as relações com pessoas ao nosso redor. Isso prejudica a relação com parentes,vizinhos e colegas, como ,por exemplo, os filhos de hoje não precisam de tanta orientação dos pais como antigamente , já que a informação é chegada a eles com bastante rapidez, e, até, prematuramente.

Poderemos Podemos perceber as influências daqui a alguns anos , provavelmente, com o decréscimo do número de casamentos , pois a busca pelo par perfeito está obsessiva , o que causou até que começássemos a nos relacionar com pessoas do mesmo sexo porque não se achava alguém do sexo oposto que trouxesse a felicidade procurada*.

Portanto,estamos esperando nas pessoas a diversão que conseguimos obter com a tecnologia , mas a tecnologia é uniforme , já as pessoas se alteram em vários momentos , proporcionando momentos felizes e tristes, ou sem entusiasmo. Isso faz com que as deixemos e procuremos alguém melhor, que proporcione alegria e diversão em todos os momentos. Essas trocas interrompem o crescimento de um amor ou uma amizade mais fortificada, fazendo com que nossas relações sejam superficiais.

 

 

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos