Tema: Estamos nos relacionando de forma superficial?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/09/2016
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  Não é difícil de imaginar esta cena:um ser humano que, ao se encontrar esgotado de todos os altos e baixos das relações interpessoais, acha na tecnologia seu refúgio.Embora seja uma bela prerrogativa de um roteiro de filme/ou série, infelizmente essa realidade, devido a questões sociais e tecnológicas, fazem com que hoje o homem se conecta conecte de forma rasa. 
  É válido destacar,inicialmente,o quão importante são os avanços civis. Enquanto em um passado não tão distante, a mulher ocupava um papel absurdamente passivo, sem qualquer tipo de voz e totalmente dependente do marido, fica de fácil entendimento entender sobre o porquê do número de divórcios serem baixos em comparação com os dias de hoje. Sem esquecer dos avanços constitucionais que permitiram a separação dos casais. 
  Outro fato merecedor de destaque é,o grande avanço da tecnologia e o seu paradoxo. Em tempos de 'Tinder',em que se tem se à disposição um vasto cardápio de pessoas, de modo surpreendente a sensação de solidão se faz presente na realidade de inúmeras pessoas delas.Mesmo tendo um milhão de amigos, como Roberto Carlos já cantou nos tempos da jovem guarda, hoje esses um milhão, ao mesmo tempo em que estão perto, estão longe. 
  Fica evidente,portanto,que fatores sociais e tecnológicos afetam a vida do homem contemporraneo contemporâneo. Afim A fim de minimizar essa situação, através do Ministério da Comunicação, o governo em parceria com ong's,podem elaborar campanhas com a finalidade de mostrar os malefícios do uso das tecnologias,além de fomentar que a mídia use de forma engajadora suas dramartugias, (.) desse modo, talvez em um futuro próximo - com otimismo, a paradoxal relação do homem com a tecnologia possa ser desfeita.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos