A importância dos relacionamentos

Tema: Estamos nos relacionando de forma superficial?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/09/2016
Nota tradicional: 1000
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na atual era digital, é comum ver numa reunião de amigos que estes perdem mais tempo mexendo em seus smartphones, atualizando suas redes sociais, do que conversando uns com os outros. Dedica-se mais tempo para o virtual do que para o real, por isso muitos relacionamentos tornaram-se superficiais.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até os divórcios aumentaram, as uniões estão menos duradouras. Além disso, percebe-se o afastamento das pessoas e o individualismo. Já não há o esforço em amar e perdoar o próximo, facilmente troca-se de amigo, namorado ou esposo. Pessoas são consideradas tão obsoletas quanto um aparelho eletrônico.

Sobretudo, os relacionamentos são importantes, pois auxiliam no amadurecimento e na formação do caráter. Porém, como disse o escritor C.S. Lewis, amar é sempre ser vulnerável, ao amar qualquer coisa, certamente o coração vai se partir.

Logo, é interessante que nas escolas haja palestras com psicólogos, para ensinar as pessoas a gerenciar suas emoções e a lidar com as decepções, que são inevitáveis, assim como propõe o escritor e psicólogo Augusto Cury em seu livro “Treinando a Emoção Para Ser Feliz”.  De modo que as pessoas sejam mais seguras emocionalmente, saibam equilibrar a vida virtual e a real, sem deixar de se dedicar e amadurecer com as relações.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 1000 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos