Tecnologia: A metamorfose dos laços afetivos

Tema: Estamos nos relacionando de forma superficial?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/09/2016
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O mundo contemporâneo está totalmente ligado à tecnologia perante a velocidade em que ela se desenvolve. Desta forma, os costumes e as emoções estão se modificando, alguns laços como a amizade e o namoro, por exemplo, veem vêm perdendo o valor sentimental que tinham antigamente.
      Atualmente, percebe-se que os laços afetivos vivem um estado de degradação sentimental pela sociedade, (.) com a tecnologia em alta e o seu rápido desenvolvimento, as pessoas pensam no relacionamento como o novo “produto” do momento, não se aprofundando nas relações e desejando a todo o momento terem novos amigos, namoros e até mesmo casamentos. Em visão vista disso, essa mudança contínua acaba afetando o modo de serem e de se relacionarem, levando-as a viverem em uma relação superficial.
      Outra preocupação constante, é a internet, um meio de comunicação em massa que permite o contato com diversas pessoas de lugares diferentes. No cotidiano, observam-se alguns aplicativos como, Facebook e Whatsapp, que permitem aos usuários conversarem com muitas pessoas ao mesmo tempo e com facilidade, isso influencia o desejo de ter muitos amigos e de “ficar”, que é um termo usado principalmente pelos jovens sobre relacionamentos. Em consequência, os laços afetivos veem vêm mudando gradativamente e se tornando, na maioria das vezes, midiáticos.
       Levando-se em consideração esses aspectos, é evidente que a maioria das pessoas não sabe lidar com o mundo moderno e, infelizmente, tornam-se ambiciosas, capitalistas e desafetas, (.) no entanto, é preciso saber dividir os sentimentos da tecnologia e não deixar que a mesma nos domine.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos