O avanço tecnológico e as relações deturpadas

Tema: Estamos nos relacionando de forma superficial?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/09/2016
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

       Na ataulidade, atualidade e com o perpassar dos dias, notamos cada vez mais mais o impacto que o avanço tecnológico vem proporcionando, através de uma desenfreada onde onda de conhecimento e comunicação. As relações entre as pessoas, por meio das redes sociais e pela mídia, se alargam e promovem laços ainda mais superficiais. "A internet está aproximando quem está longe, porém afasta quem está perto", dizia Lidia Freitas, docente em tecnologia da informação.

      Inicialmente, o advento da internet contribuiu para uma globalização ainda mais ampla, havendo dessa forma um contato imediato com novos mundos, culturas, produtos e sentimentos. Em pleno século XXI, a busca incasável pelo par perfeito.abre brechas para novos aplicativos de relacionamento. Além disso, o diálogo surge ainda mais sintético e rápida rápido. Ninguém conversa como no século XX, em que Vinicius de Moraes e Tom Jobim proseavam num banco de praça. Nos dias de hoje, sentam-se num bar ou num restaurante que se tenha ''WI-FI'', enquanto tomam uma cerveja.

       As mídias promovem uma visibilidade gigantesca acerca dos relacionamentos, proprorcionando ''fofofas'' proporcionando "fofocas" e muitas vezes invierdades inverdades. Também, as redes sociais foram entregues à sociedade sem nenhuma prescriçao preestabelecida. Somado a isso, a febre das ''selfies'' sustenta firmimente firmemente a tese da superficialidade das relações entre as pessoas.

      Dessa maneira, é necessário que haja uma reversão dos papéis que a teconologia oferece, é preciso que os indivíduos tomem consciência dessa visibilidade, propagada, principalmente pelas redes sociais. "O ser humano é que aquilo que a educação faz dele.", dizia Kant. Sendo assim, o Governo, por intermédio do Ministério da Educação, devem fornecer educação de qualidade da creche à universidade, para que criem se crie nas crianças e futuros jovens, a criticidade, consciência e respeito, fomentando a vinculação o vínculo entre os alunos e o desejo pela conversação pessoal.

      

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos