Tema: O que podemos aprender com a prática esportiva?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/08/2016
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

           O Brasil é reconhecido mundialmente como o país do futebol, o que lhe concedeu o privilégio de ser a sede das Olimpíadas de 2016. Dessa forma, aumenta nas Instituições e nas academias o sentimentalismo sentimento de estar mais próximo das práticas esportivas, aprendendo todos os dias algo novo sobre essa atividade. Resta saber se ocorre mais malefício ou benefício com a prática esportiva.

            As práticas esportivas trazem consigo a alienação e o sedentarismo que a tecnologia trouxe consigo* e ainda evita doenças coronárias , osteoporose, hipertensão ,acidente vascular cerebral , diabetes e outras. Porém, nem todas as escolas brasileiras têm quadras poliesportivas adequadas e muitas das que dispõem , não incentivam os alunos à prática de esportes, causando inúmeras consequências. Das escolas que dispõem corretamente de quadras, diversas vezes priorizam exacerbadamente os alunos , menosprezando quem está fora das práticas esportivas – como deficientes – fomentando o ‘’bullying’’.

            É preciso considerar, antes de mais nada , que entre os jogadores ocorre muitas vezes a falta de união e uma maior propagação da violência , trazendo danos psicológicos pois os atletas acabam por almejar, acima de tudo , a vitória. Ainda é visto que a família contribui para danos nos filhos por estimular a rivalidade, prejudicando as crianças e fazendo – as parar de gostar de praticar esportes, ao invés de incentivar. De acordo com um estudo na Universidade da Pensilvânia ,atletas (de esportes) como futebol americano e luta greco-romana  têm possibilidade de 40% maior de entrar em uma brigas do que não atletas, mostrando que a realidade está longe de ser mudada.

             As Olimpíadas no Rio de Janeiro incentivaram os brasileiros à maior prática de esportes.Portanto, é necessária a ação das Instituições de Ensino e do Governo implementando nas escolas as quadras corretas e propagando nos alunos um maior sentimento de coletividade , evitando brigas e violência. Ainda devem prover de promover esporte para deficientes e contribuir com palestras, objetivando a minimização do ‘’bullying’’.Cada indivíduo deve fazer uma autoanálise, relembrando os malefícios da rivalidade, e a família deve repensar no objetivo da prática do esporte e não fomentar a competição, e a mídia deve ratificar, por comerciais apelativos e documentários, os benefícios do esporte.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos