Não as armas*

Tema: Porte de armas pela população civil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/07/2016
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil, o uso de arma de fogo  é ilegal, mas é possível ver pessoas utilizando esses objetos, e a sociedade questiona as leis(,) que não estão sendo cumpridas. Os governantes queriam implantar a legalização de armas pelo aumento de violência, contudo(,) o Brasil é despreparado, pois a segurança e a educação precisam ser reformuladas.  

Nos últimos acontecimentos é possível ter uma arma de fogo a cada homicídio**, muitos possuem para se defender, outros para cometer agressões, então é difícil equilibrar a sociedade para que (se) possa chegar a um acordo. Os jovens são os grandes atuantes desses crimes, pois a educação brasileira é deficiente em qualidade, e eles serão o futuro da nação e o Brasil precisa de jovens intelectuais para melhorar o mundo.

 A segurança pública precisa ser investida Precisa-se investir em segurança pública para que os agentes estejam preparados para  combater as violências(,) e o crescente índice de armas que estão sendo instaladas serem apreendidas. Alguns políticos são intolerantes, porque a falta de investimento que eles não fazem resulta em uma má administração e atrapalha o avanço do país.

A necessidade é de pessoas que estejam à disposição de mudar o país, pois para que todos esses fatores aconteçam(,) tem que é preciso reformular as leis e implantar boas campanhas de não ao contra o crime, trocar armas por objetos atraentes que ajudem na educação, como: tablets, notebook, livros, jogos e outros. O Porte de arma de fogo não irá trazer benefícios ao país, pois se reestruturar as leis e a segurança, o Brasil iria conseguir conseguiria viver em harmonia e não teria necessidade de armas.  

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos