Portes* de armas pela sociedade civil

Tema: Porte de armas pela população civil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/07/2016
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

O porte de armas pela população é uma ideia defendida por várias pessoas que acreditam que esse direito fará com que a violência do Brasil diminua.Há outros argumentos que são utilizados para tentar implantar essa lei no Brasil,pois,acreditam que,portando-se uma arma,a vítima pode se defender dos vários tipos de violência a que estamos sujeitos.

Portar armas é necessário para que possamos nos defender das diversas ações praticadas pelos criminosos e,também,das diversas ações praticadas por pessoas que possuem o porte de arma e as usam para se tornar superior a nós,como,por exemplo,os policiais que abusam de seus direitos e violentam a população,sem que haja motivo.Várias ações das pessoas que possuem o porte de armas são ocultas,destarte,aumenta-se a violência,pois não há métodos que possam ser utilizados pelas vítimas para se defenderem.

Umas das partes mais importantes para se analisar ,antes que o projeto fosse** seja implantado,é a parte do uso,restrição e maneira pela qual a população iria usar as armas.Não se pode liberar o acesso a toda população e nem o uso de todas as armas,pois o cidadão deveria estar respeitando todas as leis do país,sendo assim,não poderia dar o acesso de armas às pessoas que estão envolvidas em processos criminais e às que não possuem capacidades psicológicas suficientes para utilizá-las.Deveria-se analisar qual o tipo de arma que a população poderia utilizar,sendo proibido a utilização de armas de grande porte e armas que são de uso exclusivo do exército.

Seria necessário haver treinamentos para as pessoas que não as sabem utilizar utilizá-las,visto que devem ser de fácil acesso para todos cidadãos que pudessem portá-las.Os lugares (em) que seriam permitido o porte,deveriam ser analisados cuidadosamente,já que seria um erro gravíssimo se as armas fossem permitidas em locais em que há grande ocorrência de confusões,brigas e perda da consciência(,) como,por exemplo,bares,baladas e festas.

O porte de armas é um direito que exige responsabilidade do cidadão.Uma boa fiscalização e a obediência da população evitariam problemas que,futuramente,podem ser incontroláveis,como,por exemplo,o genocídio.Todos que as portassem deverão deveriam estar cientes de que seus atos podem acabar com vidas inocentes.Portanto,caso haja organização,a utilização de armas pela sociedade civil será um direito que contribuirá para a diminuição da violência e afastará os adversários e as ameaças àqueles que querem contribuir para o melhor futuro do Brasil.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos