Porte de armas pela população civil

Tema: Porte de armas pela população civil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/07/2016
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 2003 foi aprovado pelo Congresso Nacional o Estatuto do Desarmamento, contendo medidas extremamente restritivas á à posse e uso de armas por civis em todo o país. Porém(,) em 2015,doze anos depois da lei entrar em vigor(,) está prestes a ser alterada, para uma lei que torna mais branda a restrição à posse de armas.Quais são os pontos favoráveis e desfavoráveis para a nossa população?

Segundo o mapa da violência 2015(,) mais de 880 mil pessoas morreram no Brasil vítimas de disparos de armas de fogo, sendo eles homicídios, suicídios e acidentes, no último ano foram 42.416 pessoas, o que é equivalente a 116 óbitos por dia,sendo que atualmente 6,8 milhões estão registradas e 8,5 milhões estão ilegais, com pelo menos 3,8 milhões nas mãos de criminosos,fazendo com que o Brasil ocupe a 75ª posição em um ranking que analisou a quantidade de armas nas mãos de civis em 184 nações.

Por um lado temos aqu,les aqueles que (são) favoráveis a à mudança de lei, alegando que com o aumento da criminalidade no país, o cidadão tem direito de proteger a si e a sua família(,) a chamada legítima defesa. Por outro(,) os que são contrários a à permissão ao porte acreditam que o número de armas circulando irá aumentar o que poderá elevar ainda mais a violência, pois a nova lei permitirá que pessoas que respondem a processos por homicídios e tráfico de drogas terão o mesmo direito de comprar e portar armas de fogo, (.) esses mesmos bandidos que hoje possuem um arsenal em armas (terão) os mesmos direitos que a classe trabalhadora do país.

Contudo(,) campanhas estão circulando em todo o país a favor do desarmamento(,) conscientizando toda a população, (.) em um país em que quase tudo se pode(,) como o cidadão pode ficar tranquilo sabendo que serão colocadas uma arma de fogo nas mãos daqueles que não saberão usá-las, contra esse mesmo cidadão de bem. (?) Cabe aos nossos governantes intensificar essa lei(,) a deixando deixando-a mais severa(,) e fazer um controle extremamente rígido, garantindo assim a segurança da população, (.) não sendo assim(,) os bandidos agradecem.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos