Engatilhar não é solução

Tema: Porte de armas pela população civil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/07/2016
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O numeroso índice de crescimento da violência vem transmitindo uma sensação de insegurança. o O resultado dessa sensação e é o pensamento de autodefesa com arma de fogo, em contrapartida, esse pensamento pode ser um acréscimo nesse numeroso índice.

Durante uma troca de tiros, tanto o meliante quanto o policial tem armas. A principal vantagem do policial é seu treinamento e sua experiência em campo. Tal experiência um portador legal de arma de fogo não possui, deixando-o sujeito à a imprevistos, originalizando originando uma troca de tiros, na qual pode haver vítimas que não estavam no contexto da situação, portanto, apenas o treinamento não é suficiente para ter o porte de uma arma na rua.

Fatos imprevisíveis podem ir além de troca de tiros, pode haver casos de que o usuário esteja acompanhado e nessa situação o procedimento mais seguro -Entregar qualquer patrimônio, inclusive a arma, para evitar riscos vitais- deve ser seguido. Pois, nessa situação(,) sem saber se o infrator armado pode estar acompanhado, qualquer reação mal interpretada pode gerar perda de vidas inocentes. Contudo, a arma na mão do criminoso permitirá o surgimento de novas vítimas.

Horários noturnos tendem à a ser propícios a assaltos, e por legítima defesa, induziria usuários à a andar armados, (.) entretanto, O mesmo horário e é utilizado para eventos de lazer, como festas e encontros. Apesar de necessitar de exames psicológicos para conseguir a posse e porte  (de armas), os mesmos não previnem contra o alcoolismo, afinal, ser alcoolátra alcoólatra não é fator determinante para "Passar da dose". Um indivíduo alcoolizado tem grande tendência para arrumar problema, se ele possuir uma arma, pode provocar várias mortes, e isso não se limita apenas ao seu "alvo". Com a pontaria e o reflexo bagunçado (como consequência do efeito de álcool) em um ambiente cheio, ocasionaria a baixa de várias vítimas.

Para diminuir a sensação de insegurança, é necessário são necessárias mais políticas de segurança(,) como introdução de box da PM em vários pontos e leis mais rígidas para o furto. Em casos de violência à mão armada(,) é importante não reagir, porém, promover a defesa pessoal através de artes marciais e facilitar o acesso à a armas de defesa pessoais como gás lacrimogêneo, bastões e pistolas elétricos, são importantes medidas contra meliantes que utilizarem armas brancas em seus atos. Todos têm o direito à defesa(,) mas andar armado põe em risco a vida do portador da arma e dos civis ao redor, o que agrava o atual índice de violência.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos