Tema: Porte de armas pela população civil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/07/2016
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

           Está sendo discutido na Câmara dos Deputados um projeto de lei que libera o porte de armas no Brasil. Na antiguidade,as armas eram feitas e usadas para guerra e profissões capacitadas ,e hoje propagam a violência na sociedade. Nesse viés, ‘’o mundo nada nas águas da violência ‘’ , o que poderia trazer a cada indivíduo uma reflexão sobre o armamento civil.

           O porte de arma garante segurança em um assalta assalto, porém a sociedade pensa que a usará somente para essa situação, esquecendo que a mídia mostra frequentemente acidentes causados por crianças e adolescentes  que(,) ao brincarem com a arma(,) acabam por matar sem a intenção. De acordo com o Sociólogo Zygmunt Bauman , ‘’o mundo tecnológico trouxe a diluição dos sentimentos humanos’’ , o que mostra claramente que diversas pessoas iriam adquirir armas com a intenção de matar e roubar facilmente.

         Nessa perspectiva, possuir arma também causaria o aumento de homicídios ,pois de acordo com a OMS , 71% da população brasileira* comete esse ato com armas de fogo, mostrando outro ponto negativo .É preciso considerar ,antes de mais nada , que diversos fatores seriam considerados a obter uma arma, como ser maior de 21 anos , não responder a processos e não possuir antecedentes criminais. Ainda foi constatado estatisticamente por um estudo do ‘’American Journal of Health’’ , que há mais relações entre possuir arma e o risco me de matar uma pessoa conhecida  do que possuir arma e matar um desconhecido - certamente a violência aumentaria - evidenciando o quão distante estaria a população na relação de respeito ao próximo.

        Um dos projetos de lei discutidos na Câmara é o de armamento civil. Portanto, é necessário necessária a ação da mídia através de comerciais, novelas e documentários, tentando trazer na sociedade a reflexão das consequências do armamento . Instituições de Ensino devem(,) juntamente com a família(,) monitorar as crianças e adolescentes(,) investindo em consultas psicológicas, objetivando o pensamento da paz e o bem estar entre os alunos nas escolas(,) evitando sempre a violência.

        

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos