Cidadania além do ato de votar

Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/06/2016
Nota tradicional: 900
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  Está contido na Constituição Federal que todo poder emana do povo(,)  que pode exercê-lo escolhendo representantes , através do voto, ou por meio da participação direta. Na própria Constituição há um instrumento que torna possível a participação direta do cidadão , a lei de iniciativa popular , que infelizmente é pouco conhecida pela maior parte dos brasileiros e encontra empecilhos na ordem legislativa para se efetivarem.

  No Brasil , é adotado o sistema democrático representativo , em que o voto dos cidadãos é fundamental . Sem dúvida, o ato de votar é inegavelmente importante, mas , infelizmente(,) é visto pela maior parte das pessoas como a única oportunidade de participação na vida pública ou a única forma de ter sua voz ouvida e tratada com (a) devida importância . Apesar de ser importante , o voto não é a única via de acesso para o cidadão exercer seu papel no corpo social do Estado . Infelizmente(,) no país(,) a desinformação política é um fato concreto ; a população desconhece a amplitude do processo democrático .

  Mas , o desconhecimento dos cidadãos à a respeito de seu papel num estado democrático não é o único problema que impede uma participação popular mais ativa . Desde da formulação da lei de iniciativa popular , apenas quatro projeto de leis efetivaram-se e se tornaram leis de fato . A lei da ficha limpa , por exemplo , demorou dez anos para ser aprovada , devido a à burocratização . Com certeza , um número bem pequeno , que se deve ao processo lento e burocrático no âmbito legislativo .

  É perceptível observar que  a população brasileira está aprendendo tardiamente a participar do processo democrático e político . Há cada vez mais interesse das pessoas por seus direitos e é significativa a mobilização das mesmas por seus direitos e anseios . Mas , esse processo ainda pode ser considerado lento . Outras medidas precisam ser elaboradas para que a participação das pessoas no processo democrático de direito aumente cada vez mais .

 Dito isso , é necessária a criação de uma lei que torne o processo de participação direta  menos lento , menos burocrático em todos os seus aspectos , sejam eles jurídicos ou legislativos . Os projetos de leis indicados pela população precisam ter mais prioridade no Congresso , algo a ser incluso também nessa lei . É importante também a criação de uma disciplina nas escolas de nível fundamental e médio que discuta sobre o processo democrático , formação das leis e seus valores e princípios constitucionais, direitos e deveres do cidadão , para que esses  estudantes possam se tornar adultos cientes de seu papel na sociedade . Cabe à mídia informar mais a população à a respeito da lei de iniciativa popular e de todos os mecanismos que tornem o cidadão mais atuante na democracia . 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 900 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos