Lei de iniciativa popular

Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/06/2016
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já se passou passaram 194 anos em (desde) que o Brasil se tornou independente de Portugal, e nesse período já foi promulgada foram promulgadas 8 constituições, entre as quais algumas foram ditatórias ditatoriais, (.) a atual constituição Brasileira foi promulgada em 1988, logo após o período militar que é considerado (como) "anos de chumbo" no Brasil, (.) está esta última constituição foi conquistada pelo povo , que fizeram fez protestos por todo o país buscando seus direitos e garantias, (.) o que impressiona é que(,) depois de 28 anos desta ultima constituição(,) o país só tem 4 leis de iniciativa popular.

No primeiro parágrafo da constituição diz que, "todo poder emana do povo(,) que o exerce por meio de representantes eleitos democraticamente", nesta constituição tem mecanismos que permitem a participação da população, que são eles(:) o plebiscito, o referendo e as leis de iniciativa popular, mas infelizmente não é a realidade no Brasil, a população não tem participação nas decisões mais importantes do país, deixando para os políticos as decidirem.

É notório observar, que no Brasil, a população não é politizada, formando então os analfabetos políticos, (;) esses pelos quais, dizem não gostar de política, eles não ouvem, não falam e nem participam dos acontecimentos políticos no país, deixando para outros exercerem esse papel, (.) é desses ignorantes políticos que nascem os bandidos, o menor abandonado e o pior de todos, que é o político corrupto e pilantra que exerce papel muito importante para no Brasil.

As faíscas da corrupção vinham aparecendo há muitos anos, mas não teve ninguém que tomou a atitude de apagar apagá-las, as chamas da corrupção acenderam e a população quer apagar no momento em que já causou muitos estragos. A sociedade precisa saber que tem o poder de mudar, é muito importante ter pessoas que incentivem a população a criar projetos e leis que encerrem com esse ciclo vicioso dos políticos, com essa cultura, (;) mas antes de tudo a população precisa buscar conhecimentos e saber o que está fazendo para não cometer os mesmos equívocos de 88, deixando os próprios políticos criarem regalias para seu benefício, (.) o povo precisa criar uma lei, que acabe com todos os benefícios e vantagens que esses políticos acostumaram-se a ter, obrigando-os a eles, a consultar o povo, antes de tomar qualquer decisão.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos