Um instrumento na vida política do cidadão

Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/06/2016
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

                         Um instrumento na vida política do cidadão

Ao Analisar o tema vê-se que, a Lei de Iniciativa Popular é um importante instrumento na vida política dos cidadãos. Onde Por meio dela eles podem atuar publicamente na criação das normas que os regem e, assim permitindo a qualquer um propor mudanças no funcionamento da estrutura política.

A democracia brasileira possui um sistema representativo, onde os cidadãos votam para que sejam representados nos poderes legislativo e Executivo, no entanto, este modelo não é absoluto.

  Contudo, o problema está caminhando lentamente para solução. (,) Pois, esses projetos não podem ser apreciados pelo Congresso Nacional se não tiver houver adesão de no mínimo 1% do eleitorado, além da adesão de 0,3% do eleitorado de pelo menos cinco estados da federação, ou seja(,) é um processo que exige paciência.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Congresso Nacional deve dar carta branca a à população e saber ouvir e atender as necessidades de todos, Pois, pois a Constituição de 1988 prevê a participação direta da população, fazendo com que todos tenham direitos de impor propor leis de acordo com as necessidades da população, Sendo sendo, assim, um País de igualdade social e deixando com que o povo tenha liberdade de expressão. Como citou o grande filósofo Aristóteles: “A base da sociedade é a justiça”, os cidadãos devem ter a liberdade de impor propor por eles mesmos, cobrando seus direitos, Pois pois é dever da Política nacional deixar com que os próprios eleitores tenham suas ideias apresentadas, (.) Portanto, Entre tudo medidas devem ser tomadas, para que o Brasil seja um País onde o povo tem  vós voz e participação.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos