Produção de democracia

Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/06/2016
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  Segundo a Constituição de 1988, o povo brasileiro pode elaborar leis que venham podem vir a à serem aprovadas pela Câmara dos Deputados. À população, designa-se o papel de desenvolver projetos que tratem do bem estar comum. No entanto, para que o poder legislativo ao menos aprecie o plano, ele há de ter adesão de no mínimo 1% do eleitorado, o que corresponde à a 1,4 milhão de pessoas.

  Desde que a Constituição foi concedida, apenas quatro projetos de lei (de iniciativa popular) foram aprovados, sendo todos eles essenciais à boa convivência da sociedade. Há uma demanda, portanto, que ainda não recebeu a atenção devida. Trata-se da proibição do acúmulo de lixo nas ruas, em todo o Brasil, já que há uma lei que proíbe este ato, mas se resume apenas ao estado do Rio de Janeiro. A cada dia que se passa, aumenta o número de enchentes causadas devido à presença de resíduos em vias públicas.  

  Todavia, para que a norma seja predeterminada, há de ter no mínimo 1.400.000 assinaturas, demonstrando assim que esta solicitação trará um benefício à a grande parte dos brasileiros, senão se não à a todos. Após a aquisição, o abaixo-assinado deve ser entregue ao órgão competente, passando para este a responsabilidade de aprovar ou não o projeto.

  Logo, assegura-se ao povo o direito de participar da democracia representativa no Brasil. Resta, produzir requerimentos plausíveis e fundamentais para o melhoramento do Código de Leis, iniciando assim um processo de parceria entre o governo e a população. Pois, como dizia Abrahan Lincoln: “A democracia é o governo do povo, pelo povo, para povo. ”, então que se faça democracia. 

 

 

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos