Uma lei de punição

Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/06/2016
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, o Brasil adota a democracia como sistema político, ou seja, a população pode decidir questões de seu interesse e eleger seus representantes. A soberania popular, porém, é dificultada e impedida, existindo poucos projetos de leis de iniciativa popular.

Um dos grandes problemas da sociedade brasileira é a violência(,) que (se) expande a cada dia. A falta de segurança deve-se a à demora e pequena punição dada aos criminosos, que(,) quando presos(,) recebem um abono salarial maior que o salário mínimo dos trabalhadores*.

Para isso uma alternativa é criar um projeto de lei onde se acaba que acabe com o abono salarial dos presidiários, que eles próprios paguem pelo tempo que ficam na cadeia e caso tenham filhos recebam salários de acordo com quantidade e idade dos mesmos(,) através de trabalhos realizados dentro do lugar ou comunitários, e oferecer uma educação focada em mostrar que a criminalidade não é a melhor opção.

Outra questão que pode estar contida no projeto é a separação de acordo com o crime cometido e tipo de violência para não facilitar o aprendizado de outros delitos.

Contudo, o projeto de lei poderá ajudar na diminuição da violência. A segurança é importante para todos cidadãos brasileiros, começando a punir melhor e de forma eficaz, vamos ter dias mais tranquilos e menos preocupados ao permanecer ou sair das residências.

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos