Que a democracia prevaleça

Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2016
Nota tradicional: 850
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Faltando apenas quatro meses para os 28 anos de da Constituição Federal, foram poucas as vezes que viu-se valer o art. 14(,) da soberania popular(,)  que cita plebiscito, referendo e lei de iniciativa popular como ferramentas de voto popular, e tem, essa última, como uma das mais importantes e menos utilizadas. Mas como entender a lei de iniciativa popular?

Lei de iniciativa popular é uma ferramenta democrática que dá a liberdade aos eleitores de apresentar propostas de lei, ao Congresso Nacional, desde que reúnam assinaturas de, pelo menos, 1% do eleitorado brasileiro de cinco estados do país. Desde que foi aprovado, apenas quatro projetos da sociedade foram convertidos em lei. O percentual é pouco para 28 anos de Constituição.

Um projeto de lei que ajudaria a política brasileira a formar grandes candidatos as às eleições, seria exigir, no ato da candidatura, que possuam um curso superior ligado a à área política ou estejam cursando algum curso na área de ciências sociais, para levar a sério a política e valorizar o cargo público.

E como diria Abraham Lincoln: “ Um boletim de voto tem mais força que um tiro de espingarda “ e(,) com isso(,) que a democracia prevaleça e os brasileiros possam utilizar cada vez mais dessa ferramenta para demonstrar o melhor para o país.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 850 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos