Nosso projeto de lei

Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/06/2016
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A democracia representativa não dá grande liberdade para a população escolher,diretamente,o que deseja para o país.Podemos perceber isso pela quantidade de leis aprovadas pela iniciativa popular,ou seja,somente quatro.Deveria-se dar mais oportunidades para a participação da população na política(,) pois o acesso à criação das leis é restrito aos nossos representantes,que,às vezes,não cumprem com aquilo que esperávamos.

Uma grande parcela da população não conhece bem a constituição brasileira,causando dúvidas diante de problemas que poderiam ser selecionados solucionados ,simplesmente,pela informação sobre os nossos direitos e deveres(,) como,por exemplo,quando não sabemos os nossos direitos de consumidores e acabamos sendo enganados pelos comerciantes.

A globalização facilita a comunicação entre diferentes povos,o que poderia ajudar a se criar novas iniciativas populares,mas,infelizmente,há pessoas que não querem participar e deixam de ajudar uma ação que poderia ser maior.

Os presidiários poderiam ser utilizados na educação,podendo ser úteis para estudarem,divulgarem e criarem as leis,o que causaria em um aumento no conhecimento individual e aumentaria a sua capacidade de interagir e de se socializar com as diferentes classes sociais.Do mesmo modo,poderiam ser úteis na preservação do meio ambiente,diminuindo suas punições e mostrando ao país que a participação direta da população é um benefício e não pode ser restringido aos superiores e escolhidos.

Talvez assim,o número de presidiários nas cadeias poderia ser diminuído,pois as penas diminuiriam e os indivíduos sairiam com maior nível intelectual e maior capacidade de socialização,podendo,ao passar dos anos,provocar a mudança na sociedade brasileira. Com a divulgação das leis,a população poderia se tornar mais ativa no processo de criação e modificação das leis,não deixando a enganação e a mentira perpetuarem nas pequenas e grandes organizações do país.

Além dos presidiários,os refugiados que chegam no Brasil,poderiam ser utilizados para a mesma designação,assim aprenderiam os seus direitos e deveres dentro do Brasil e poderiam se socializar de maneira mais rápida,promovendo a integração e a continuidade da globalização.Portanto,a participação de qualquer indivíduo da sociedade na política é importante para um futuro melhor no Brasil e(,) assim(,) a democracia não se torna cada vez mais representativa e restrita.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos