O Brasil frente a corrupção política*

Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/06/2016
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

   De acordo com o Estudo da Transparência Internacional(,) o Brasil é o  76º   país colocado no ranking sobre a percepção de corrupção no mundo. Muitos políticos e empresários se beneficiam de forma ilícita com o desvio dos recursos públicos,incentivados principalmente pela escassez de fiscalização e baixa penalidade.

   O processo do Mensalão e da Operação Lava Jato  são exemplos de grandiosos esquemas de corrupção que geraram debates dentro da sociedade brasileira acerca  das penas atribuídas a estes crimes. Uma das maneiras da redução do índice de corrupção seria o aumento da pena mínima de 2  para 4 anos  e a máxima, no caso de crimes que envolvem  mais de 10 mil salários mínimos, de 25 anos. Em casos de mais de 100 mil salários mínimos, passaria a ser considerado um crime hediondo.

   A corrupção política sempre existiu, mas atualmente vem se ampliando(,) afetando diretamente a população brasileira. Assim,surgem os problemas sociais(,) que com os recursos públicos,deveriam ser empregados na melhoria da segurança do Brasil,nas verbas destinadas a à educação e no aprimoramento dos serviços de saúde. Segundo o diretor da AGU (Advocacia Geral da União) ,cerca de  70% dos casos de desvios de dinheiro ocorrem nas áreas de Educação e Saúde ,do qual apenas 8% dos valores questionados foram  devolvidos.

   Portanto,percebe-se a importância de um  departamento fiscalizador rígido capaz de dar transparência ao dinheiro público,atuando juntamente com as instituições educacionais(,) desenvolvendo projetos que visam a formação de cidadãos conscientes e honestos. Dessa forma tornaremos um o Brasil menos corrupto(,) com melhores condições de vida para a população.

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos