População participtiva*

Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/06/2016
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 No período da Monarquia(,) o rei regia normas para serem obedecidas pela sua sociedadade,indepedentemente dos absurdos propostos por ele, que na maioria das vezes priorizava a família real, o clero, e a nobreza, (.) suas leis regidas teriam que ser compridas cumpridas sem interferência da população.

  Hoje em dia conquistamos o poder democrático, e temos a liberdade e direito de expressar nossos pensamentos sem qualquer tipo de interferência.Pórem, há  um grande desprezo dos cidadões cidadãos em relação a sua participação no Estado(,) que por sua vez, oferece oportunidades a à sociedade de intervir e ajudar nas atividades governamentais(,) como a lei de iniciativa popular que propõem a à população elaborar legislações para a melhoria do país.

 São muitas as propostas de leis que surgem diante de tantos problemas.Dentre os mais frequentes problemas estão: os homicídios ,latrocínio e tráficos de drogas, na maioria das vezes todos executados por jovens que se dizem "menores infratores" e acabam não pagando devidamente sobre o crime cometido.A redução da maioridade para 16 anos seria uma proposta de legislação para o governo pôr em prática,trazendo assim mais sossego para a população(,) que infelizmente sofre com esses caos todos os dias.

   Conscientizar,participar e praticar ações priorizando a melhoria da cidade são uns dos nossos direitos e deveres de cidadão, é algo significante,relevante e principalmente conquistador para o presente e o futuro da nossa pátria.

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos