Lei do Aluno Dedicado

Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/06/2016
Nota tradicional: 850
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Lei de iniciativa popular é um importante instrumento da democracia que realmente coloca o poder nas mãos do povo. Com o uso deste instrumento previsto na constituição, uma lei pode ser feita por um cidadão qualquer e(,) acompanhada de um número determinado de assinaturas(,) vai parar diretamente na diretoria do poder legislativo para ser avaliada como se estivesse sido formulada por um parlamentar. Até hoje foram aprovadas apenas quatro leis de iniciativa popular, e nenhuma delas é da área da educação. Sendo assim, propõe-se a Lei do Aluno Dedicado para iniciar-se do princípio de um cidadão.

Não é querer copiar gringo, mas a seleção das universidades Norte Americanas é muito mais eficaz que o nosso tradicional ENEM. Lá a seleção é feita pelas notas que os alunos tiraram no colegial e não apenas pela nota de uma única prova. Muita coisa pode dar errada errado no dia da prova do ENEM (que muitos alunos consideram mais um teste de resistência do que de conhecimento). Por isto, diluir esta carga ao longo da vida escolar do aluno pode tanto valorizar o ensino tradicional, quanto motivar os alunos a dedicarem-se aos estudos enquanto ainda estão na escola e não apenas estudar para uma prova específica.(,) Objetivando assim(,) reconhecer o aluno mais dedicado.

O projeto de lei inicialmente pretende avaliar os métodos de seleção, para comparar qual método é mais eficaz para os brasileiros. Propõe-se nele dividir todas as bolsas de ensino superior em dois grupos iguais em número, uma destinada a à tradicional seleção exclusivamente pela nota do ENEM, e a outro outra destinada aos alunos com média ponderada mais alta a partir da quinta série até a conclusão do ensino médio. A ponderação da nota será feita de acordo com o curso que o aluno escolheu e as disciplinas (em) que o mesmo mais se destacou (similar a à nota do ENEM). Porém, como as instituições de ensino têm níveis diferentes de avaliação, esta nota ainda deve ser submetida a um multiplicador que varia de acordo com o rendimento da instituição de ensino no ENEM do último ano. O aluno que desejar alterar o seu multiplicador deve fazer o ENEM do ano atual para obter o seu multiplicador individual. Ao longo de uma geração (vinte anos)(,) cada instituição de ensino superior deve enviar um relatório comparando os resultados acadêmicos dos dois grupos.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 850 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos