A base de um governo é seu povo

Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/06/2016
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

   Dentre as três formas de governar um país: (monarquia, parlamentarismo e presidencialismo),nosso país optou por esse pelo último,visando maior participação da população nas decisões políticas,entretanto,não é isso que realmente vemos e vivemos.

   A voz de destaque é a do presidente da república,com o maior poder de persuasão do cenário político,seguido pelo Congresso Nacional e seus deputados federais,que em suas campanhas  prometem estarem atuando atuar em favor do povo e de seus enteresses interesses; (.) desde que a constituição de 88 foi promulgada,tecnicamente o povo agiria na política de forma explícita,todavia,não há abertura política para o enganjamento engajamento da população.

   Nas brexas da Constituição deveria haver uma cláusula que colocasse o povo em lugar de destaque,dando a esses ele o direito de decidir de forma direta nos assuntos do governo,desde que,fossem representados por pessoas capazes de mostrar que entendem de política e de administração pública(,) e que esses representantes fossem escolhidos pela massa popular.

   No contexto democrático, o governo deve centralizar suas decisões sob  a aprovação do povo,tendo em vista que,esses este têm tem o poder do voto e(,) consequentemente(,) são os que decidem é quem decide o futuro da nação, e devem(,) de fato, decidirem pelo que melhor convir, visando sempre que essas decisões não agridam os direitos dos cidadãos.

   A forma de resolver o impasse é permitir o acesso da nação às decisões que (a) envolvem diretamente  a cada um deles,buscando a unidade e a melhoria do Estado como um todo e diminuindo a rixa entre partidos políticos e movimentos sociais,buscando a igualdade entre o povo.

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos