O avanço democrático

Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/06/2016
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

     Na constituição federal de 88 existe um o seguinte trecho: ”ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer senão em virtude de lei”(,) neste recorte é garantido o direito de escolher entre fazer e não fazer.   Se o brasileiro tem garantia constitucional para escolher entre o bem e o mau mal(,) então, por quê que é obrigado a votar?

     O código eleitoral é uma peça do Ato Institucional! No artigo sétimo penalizam: quem deixar de votar ou não justificar sua ausência.   Qual a força da Constituição para derrubar uma lei ou forçar novos estudos para adaptá-la ao foco da cidadania?  Se o governo é do povo, o próprio povo ou parte, pode escolher em não votar?

     As coisas boas saem de moda! É o caso da matéria Organização Social e Política Brasileira, hoje considerada pré-histórica porque a grande maioria dos adolescentes nunca ouviu falar deste assunto.  Cenário trágico: - você é obrigado a votar em quem não conhece; nem sabe o que vai fazer? Quanto vai gastar?  Se vai fechar o posto de saúde perto da sua casa ou destruir o currículo escolar? Ou, promover pancadões? Como tomar as rédeas do país pelo voto?

     O Detran possui um sistema de prova teórica e prática que(,) adaptada ao sistema eleitoral(,) seria: - teórica:(,) ao aplicar o exame de conhecimentos básicos sobre cidadania, direitos e deveres e o sistema político; já a prova prática (seria): - além de aplicar a lei da ficha limpa(,) deve ser exigido exigir uma apresentação anual sobre ética e combate à corrupção.   Se a comissão aprovar apenas teórico a pessoa é capaz de eleger um político(,) caso, também aprovada na prática a pessoa(,) além de votar(,) pode ser eleita. 

     Um sistema eleitoral onde os integrantes têm consciência do que estão fazendo tem a tendência de obter sucesso. Lei obsoleta tende apenas para emperrar o progresso democrático e(,) para garantir a máxima satisfação(,) é de bom tom que seja concedido a escolha de votar ou não.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos