Democracia direta e eleições limpas, já!

Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/06/2016
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

              

Dentre as quatro leis de iniciativa popular aprovadas(,) duas têm destaque, como a lei contra a compra de votos e a lei da ficha limpa, estas por apresentarem o mesmo tema central(,) a política, que é hoje o centro de maior discursão discussão entre governantes e governados. Há nesta discursão discussão uma solução que é a reforma política, onde em relação a qual o governo(,) com comissões no Congresso sobre o assunto(,) se estende a anos(,) impedindo que tais reformas criadas pelo povo sejam aprovadas e atrasando assim o direito a à democracia direta.

A união de vários grupos da sociedade civil em conjunto com o movimento de combate à corrupção eleitoral, criaram criou a lei da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, com o intuito de que esta seja aprovada para a mudança da política brasileira, fazendo com que a escolha de nossos representantes políticos seja a mais justa e transparente, (;) mas além de o governo não aprovar a lei de iniciativa popular, cria em seu lugar uma PEC para estudar o assunto onde e a mesma se arrasta por vários períodos sem uma solução, isto porque parte dele  representa os interesses de uma pequena parte da sociedade que financia as campanhas eleitorais, (.) a lei da reforma política democrática e eleições limpas visa acabar com tal financiamento desta pequena parte da sociedade, ou seja, de algumas poucas empresas,  que é causa de grande parte da corrupção política que gerou inclusive a atual crise.

Só com uma Reforma Política Democrática criada pelo povo, aprovada e respeitada por seus governantes(,) será possível superar tais problemas que degradam a democracia brasileira, (.) deve-se(,) então(,) fazer cumprir a constituição brasileira, que garante o pleno direito a à participação da população na elaboração de suas leis com ajuda do governo e não com seus impedimentos ou manobras políticas que atrasam as reformas politicas.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos