Tema: Projeto de lei de iniciativa popular

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/06/2016
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

   Ultimamente a Lei de Iniciativa Popular é um dos assuntos mais dominantes na imprensa nacional. Tal discussão se refere ao instrumento mais importante de participação dos cidadãos na vida política, e é através dele que podemos atuar publicamente na criação das normas que nos regem , (.) um exemplo disso pode ser a criação de  uma proposta de lei que vise melhorar a situação dos presídios, como solução para minimizar os gastos públicos .

   No tocante à Lei de Iniciativa Popular , a população pode participar da elaboração, ela consiste na apresentação de um abaixo-assinado à câmara dos deputados, subscrito por, no mínimo , 1% do eleitorado nacional, distribuídos por, pelo menos, cinco Estados , com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles. Além disso, um protocolo será atribuído a esta demanda, o qual possibilitará aos cidadãos seguirem, à distância , o trâmite de sua proposta.

   Projeto de Lei do Senador Waldemir Moka (que) prevê que (o) preso pague as despesas durante o cumprimento de sua pena é uma ideia interessante para uma proposta de Lei Popular , uma vez que a sociedade paga pelas despesas dos apenados, através de impostos. Pelo texto da Lei , o detento que tiver condições financeiras deve ressarcir ao Estado os gastos com a sua manutenção no Sistema Prisional(,) enquanto os detentos hipossuficientes, devem pagar com trabalho. Para mais, esse projeto sendo aprovado diminuirá os gastos do governo e melhorará o Sistema Penitenciário brasileiro.

   Portanto, para que se encontre uma solução adequada ou pelo menos se amenize o problema, a população deve usar dos meios que possui para pressionar os deputados a exigir a aprovação dos projetos de Lei que realmente atendam à necessidade do povo. Ademais, é criar mecanismo através de ONG'S com o uso de palestras para falar sobre a Democracia e os direitos dos cidadãos para(,) assim(,) conscientizar a sociedade a respeito do assunto discutido.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos