Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Com a chegada da coroa portuguesa ao Brasil, o país começou a se desenvolver em várias áreas. Como na educação, um grande marco foi à a instalação da primeira biblioteca. De lá para cá, a educação brasileira veio crescendo, mas ainda está muito longe do ideal.
Segundo o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes, que avalia 62 65 países, o Brasil está em 58° 53º lugar, o que alude como a falta de investimento do governo na educação está defasando o ensino brasileiro.
Enquanto o governo não investir na infraestrutura das escolas, numa boa formação dos professores e na melhoria da educação das escolas públicas, o quadro educacional só irá piorar. Principalmente, para as pessoas mais pobres que precisam do ensino gratuito, mas não obtém obtêm por causa da péssima qualidade.
E por causa disso, gera uma desigualdade social, onde pois só quem tem condições possui uma boa educação, porém a maioria tem uma educação defasada. Para remediar, o governo criou as cotas, um método inútil que coloca pessoas com pouco ou nenhum conhecimento nas universidades públicas(,) o que acarretará na formação de profissionais desqualificados.
Segundo Immanuel Kant: “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Portanto, o Ministério da Educação deve investir uma maior parcela dos impostos na estrutura das escolas e na construção de novas (unidades). O MEC também deve investir junto com as às universidades na formação dos novos professores e fazer palestras e seminários como reforço para os profissionais já formados.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
2.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.0 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.5 |
| Nota final |
7.5
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |