O acesso às áreas públicas

Tema: A retomada do espaço público nas cidades

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/10/2015
Nota tradicional: 7.5
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    Passear no parque é um privilégio para poucos(,) porque nem crianças, nem idosos podem se deslocar com facilidade(,) pode ser por motivos escolares, de saúde, física ou financeira(;) enquanto os adultos trabalham, estudam, cuidam de casa, da família, pagam as contas e sobra pouco tempo para desfrutar do lazer.

   (Outro exemplo é a diferença entre cidades.) Tanto na capital do Pantanal - Campo Grande - como a região Metropolitana de São Paulo, esta tem várias cidades integradas por linhas de trem, ônibus intermunicipal que facilitam o acesso a qualquer ponto de uma grande região(,) enquanto na capital do Pantanal (Campo Grande) aquela com as escassas linhas de ônibus com preço equivalente ao praticado em São Paulo desmotivam a locomoção de um ponto a outro.  Em ambas as regiões é notável, que(,) apesar da falta de recursos, a principal questão é a motivação ao cuidado do bem estar social em ambientes públicos.

    O trabalho é uma atividade indispensável para garantir recursos necessários para moradia, transporte, saúde, educação, alimentação e, o mais prazeroso(,) o lazer.  Para garantir a satisfação de passear em parques(,) deve haver a redução de jornada de trabalho de 44 horas semanais para 30 horas.  Este benefício irá garantir maior disposição das pessoas para passear, conversar e ampliar suas habilidades sociais em espaços de convivência pública.

    Nas grandes capitais há diferenças no transporte público com preços quase iguais para garantir que a população desfrute os espaços de convivência comun comum.  Além de garantir recursos de infra-estrutura infraestrutura(,) o mais importante é reduzir a jornada de trabalho. 

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
Nota final 7.5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos