Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Atualmente discute-se no Supremo Tribunal Federal, a descriminalização do consumo, venda e distribuição da maconha no Brasil. Tendo em vista o crescente número de usuários. (,) Caso esse projeto fosse seja aprovado, seria será um grande erro, uma vez que elevaria o consumo e o tráfico.
O Uruguai foi o primeiro país a tornar legal, o uso da maconha*. Diminuiu o número de mortes, mas a produção, os dependentes químicos e o tráfico intensificaram*. Prova de que com a liberação, deve haver um órgão que controle a quantidade a ser cultivada e a realize a tributação.
O uso de drogas fomenta a violência, gera renda para organizações criminosas, interfere negativamente nas relações familiares, provoca um grande número de mortes, além de afastar os dependentes químicos do meio social, deixando-os à margem da pobreza e miséria extrema.
Os usuários depentendes precisam de um tratamento para a recuperação e reintegração social. O que consequentemente geraria gastos excessivos para o Brasil, um país precário na área da saúde.
Tendo em vista os fatos abordados a cima acima, faz-se necessário necessária a criação de políticas públicas de conscientização, voltadas em relação ao uso da maconha. A participação familiar e escolar é imprescindível para a formação de cidadãos conscientes, que saibam gozar de seus direitos e deveres, sem interferir na liberdade do próximo. Ao contrário do que se pensa, a criação de leis severas e em consequência a prisão desses indivíduos, acabaria despertando a violência e o tráfico, já que os sistemas carcerários brasileiros é são precários e ineficazes.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
0.5 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.0 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
0.5 |
| Nota final |
4.5
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |