Aquecimento global: uma causa nossa

Tema: As medidas apresentadas em Copenhague para a redução da emissão de gases poluentes são suficientes?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/02/2010
Nota tradicional: 6.5
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Acabo de chegar em casa, mas que calor é esse? Há tempos que não ando nas ruas de Porto Alegre, e me sinto tão mal com esse clima insuportável. Enquanto isso, países se reúnem em Copenhague decidindo o que fazer para amenizar esse triste fato, que é culpa nossa.

Às vezes me sinto indignado em saber que tudo nesse mundo precisa de um acordo, creio que seria viável nós mesmos tomarmos uma posição em relação ao fato a agir. É lamentável que precisem de reuniões para diminuir a emissão de gases poluentes ao meio ambiente, o que vivemos e estamos destruindo-o pouco a pouco.

Hoje em uma pesquisa que fazia na redação do jornal, observava o quanto a situação do nosso planeta está se tornando crítica. E o pior, é que essa verdade não é mostrada de forma clara, querem que nós acreditemos que determinados animais, como a vaca, emitem mais gases poluentes que os milhares de carros que estão nas ruas, às milhares de indústrias, e nós, estamos vivendo de acordos e poucas ações.

Por tudo isso, estou consciente e penso que todos deveriam estar, que é preciso ação, é inimaginável revertermos essa situação tão drástica, pois ainda é muito “maquiada” à população. A terra está se aquecendo, as calotas polares estão derretendo, o número de gases só vem aumentando, e nós ainda estamos parados. Se fizermos a nossa em relação ao meio em que vivemos, não precisaríamos mais de acordos, e sim de ação, que é uma proposta extremamente aceita, antes que tudo se torne tarde demais.

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
Nota final 6.5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos