Aquecimento global: uma causa nossa
Tema: As medidas apresentadas em Copenhague para a redução da emissão de gases poluentes são suficientes?
Acabo de chegar em casa, mas que calor é
esse? Há tempos que não ando nas ruas de Porto Alegre, e me sinto tão mal com
esse clima insuportável. Enquanto isso, países se reúnem em Copenhague
decidindo o que fazer para amenizar esse triste fato, que é culpa nossa.
Às vezes me sinto indignado em saber que
tudo nesse mundo precisa de um acordo, creio que seria viável nós mesmos
tomarmos uma posição em relação ao fato a agir. É lamentável que precisem de
reuniões para diminuir a emissão de gases poluentes ao meio ambiente, o que
vivemos e estamos destruindo-o pouco a pouco.
Hoje em uma pesquisa que fazia na redação
do jornal, observava o quanto a situação do nosso planeta está se tornando crítica.
E o pior, é que essa verdade não é mostrada de forma clara, querem que nós
acreditemos que determinados animais, como a vaca, emitem mais gases poluentes
que os milhares de carros que estão nas ruas, às milhares de indústrias, e nós,
estamos vivendo de acordos e poucas ações.
Por tudo isso, estou consciente e penso
que todos deveriam estar, que é preciso ação, é inimaginável revertermos essa
situação tão drástica, pois ainda é muito “maquiada” à população. A terra está
se aquecendo, as calotas polares estão derretendo, o número de gases só vem
aumentando, e nós ainda estamos parados. Se fizermos a nossa em relação ao meio
em que vivemos, não precisaríamos mais de acordos, e sim de ação, que é uma
proposta extremamente aceita, antes que tudo se torne tarde demais.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
| Nota final | 6.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |