Comentário Redação - Texto 03 - Unicamp 2011

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Comentário:

A produção do Texto 3 exigia do vestibulando a leitura e compreensão de uma crônica, gênero comum na literatura brasileira, para a construção de um artigo opinativo a ser publicado em uma revista de grande circulação em contexto temático específico: cidades. Sendo assim, a produção devia contar com a variação culta escrita da língua portuguesa, sem radicalismos extremos. Além disso, o vestibulando devia estabelecer uma intertextualidade com a crônica, ou seja, a presença dessa era essencial para a produção do texto, bem como de seu autor.

Ao vestibulando pedia-se a abordagem de três enfermidades atuais relacionadas às chuvas, bem como relacioná-las com três citadas por Drummond. Ademais, o vestibulando devia se posicionar diante desses problemas em relação à opinião demonstrada por Drummond em sua crônica: um horror à situação de impotência diante desse tipo de catástrofe bem com a indignação em relação à “revelia do governo”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O texto-fonte, a crônica de Drummond, trata de um retrato da cidade do Rio de Janeiro após uma catástrofe pluvial. Nesse se vê as características de um quadro tipicamente pós-apocalíptico: corpos, sobreviventes procurando mortos, escombros de barracos e veículos submersos. Drummond se posiciona em estado de horror diante dessa “imagem ostensiva”. Além disso, o autor ataca o estado de revel do governo na preparação para tal situação, causa de um “admirável esforço de todo o mundo para enfrentar a calamidade e socorrer as vítimas”.

De todo, a produção do texto devia estar atenta à proposta, que exigia diversos pormenores.