Comentário:
O Texto 1 exigia que o candidato se colocasse na posição de um jovem que, depois de ler o gráfico “Os valores de uma geração” no site da emissora de TV MTV, fizesse um comentário sobre a pesquisa. Nesse texto, ele deveria fazer uma comparação dos dados apontando dois valores que se mantiveram estáveis e duas alterações relevantes.
Também devia constar,na produção textual, em que medida ele (jovem, autor) se identificou (ou não) com o perfil revelado pela amostragem.
Para o cumprimento da primeira exigência, o candidato deveria ter percebido que os itens K (“Ter uma carreira, uma profissão, um emprego”) e D (“beleza física/ ser bonito”), de todos os outros valores, foram os que mais se sobressaíram no que diz respeito à estabilidade. Ou seja, tanto os jovens de 1999, 2005 e 2008 consideraram importantes os quesitos relativos ao aspecto profissional e à boa aparência física. Também seria importante, para o atendimento do item “a”, que o aluno detectasse que as categorias B (“divertir-se, aproveitar a vida”) e F (“ter independência financeira/ ter mais dinheiro do que já tem”) sofreram uma considerável mudança nos três anos abarcados pela pesquisa. Ou seja, jovens dos diferentes anos analisados, posicionaram-se, de modo distinto, quanto a esses pontos.
A partir de um correto levantamento de dados para o eficaz cumprimento da primeira exigência, o vestibulando teria que elaborar um manifesto reconhecendo-se ou não se reconhecendo diante do perfil revelado.
No texto a ser produzido, o aluno poderia ter acionado seus conhecimentos sobre o gênero da carta (que se aproxima do comentário exigido) ao tecer a sua opinião destinada à emissora através da seção virtual “Fale conosco”. Nessa interlocução, deveria ficar claro que o comentário se destinava à emissora como um todo e não a apenas um VJ, por exemplo, ou a qualquer outro funcionário específico.
Por ser o Texto 1 mais próximo da realidade escrita do aluno, a produção cobrada pode ser considerada relativamente simples, porém, a leitura prévia do texto-fonte mostrou-se complexa, porque o aluno teria que associar à interpretação objetiva um posicionamento subjetivo.