Programa de Iniciação Científica Para Micro e Pequenas Empresas (BITEC)

O Bitec seleciona alunos para realizar projetos sob orientação de um professor, com objetivo de inserir esses alunos no ambiente de trabalho.
Por Letícia de Oliveira Januário

Alunos são orientados por professores
Alunos são orientados por professores
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Existente desde 2002, o Programa de Iniciação Científica Para Micro e Pequenas Empresas (BITEC) tem o objetivo de introduzir alunos do Ensino Superior e Técnico, com bom desempenho acadêmico, no setor produtivo, sob orientação de professores para execução de projetos que propõem a melhoria e competitividade de micro e pequenas empresas.

A iniciativa entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o SENAI, o Sebrae e CNPq têm seis meses de duração e oferece uma bolsa de R$ 400 pra os alunos e R$ 461 para os professores participantes (valores de 2013). Ao final do projeto, o IEL premia cinco professores em níveis regional e nacional pelas orientações prestadas ao aluno e o projeto desenvolvido na empresa.

Podem participar do BITEC alunos de universidades públicas e privadas que estejam matriculados e que não tenham vinculo empregatício com outras empresas ou que estejam estagiando 20 horas semanais. Os professores precisam necessariamente atuar na mesma matéria do aluno orientado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As empresas participantes podem ser micro e pequenas empresas da indústria, comércio ou serviços que tenham um problema a ser resolvido pelo trabalho conjunto de aluno e professor. A instituição precisa também se comprometer com um valor mensal a ser investido para custeio do projeto. A quantia será repassada ao professor durante o desenvolvimento do programa. 

As inscrições no BITEC devem ser feitas por este site. No ato da inscrição, o estudante deve escolher uma área de estudo de seu interesse, indicar alguma empresa que possua necessidade de melhoria e um professor da faculdade que tenha conhecimento sobre a área indicada.

Depois de ser selecionado, o estudante deverá realizar pesquisas, mapeamento, testes, elaborar projetos, relatórios, cartilhas e manuais que concretizem os objetivos do plano de trabalho proposto, sempre sob orientação do professor.