Pra complicar ou descomplicar?

Em 14/01/2008 14h45 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Fazendo uma “andança” pelas notícias do dia, percebi de cara que o assunto era o novo “modelo” de provas da Unicamp. A prova de ontem – Português e Biologia – deu o que falar.

Professores de cursinhos pré-vestibular reclamaram um bocado da prova de segunda fase deste ano – que reduziu a dois o número de itens por questão. A intenção da Unicamp era tornar a prova mais concisa do que a dos anos anteriores, mas parece que o tiro saiu pela culatra. O fato de estar mais concisa exigiu uma grande capacidade de interpretação dos candidatos, já que os enunciados foram pouco explicativos (de acordo com os professores). E isto fez com que a resolução da prova ficasse muito mais trabalhosa.

Fora isso, um erro na hora de copiar um poema de Carlos Drummond de Andrade não anulou a questão, apesar de terem colocado “existiu deve pegar” no lugar de “existir de se pegar”. Enfim!

Quanto à prova de Biologia, o problema foi a exigência de conhecimentos muito específicos da área, o que beneficiou os candidatos de biológicas e dificultou a vida do pessoal de humanas e exatas.

Mas estas são opiniões de professores, eu quero saber a opinião dos alunos que, teoricamente, foram os que mais sofreram – ou não – com esta provinha. E aí, pessoal, o que acharam?

Prova de Português e Biologia
Correção da Prova