Os benefícios da convivência com animais

Animais podem ser utilizados em terapias de crianças e idosos, diminuindo o estresse e aumentando a imunidade
Em 27/10/2015 11h00 , atualizado em 27/10/2015 12h15 Por Lorraine Vilela Campos

Animais podem ser boas companhias para idosos
Animais podem ser boas companhias para idosos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Quem gosta de animais sabe que o convívio com os chamados "pets" é algo benéfico para ambos, já que há uma troca de afeto e companheirismo entre o tutor e seu bichinho. No entanto, tais benefícios vão além do que muitos imaginam, cujos resultados são constatados pela Ciência. 

Nos últimos anos, diversos países realizam pesquisas e estudos de caso para ver qual a influência que a convivência com animais pode trazer para os seres humanos. O Brasil está entre as nações que estudam este relacionamento e, inclusive, conta com algumas instituições que trazem tais dados para a prática. Em 2010, o Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que este convívio traz resultados satisfatórios para saúde, entre os quais estão a redução dos níveis de estresse e da incidência de dores de cabeças e resfriados, além do aumento da imunidade em crianças e idosos. 

O ato de cuidar, demonstrar o carinho e ver que o animal é capaz de retribuir tal afeição é o que serve de estímulo para as chamadas Terapias Assistidas Por Animais (TAA). Algumas Organizações Não Governamentais (ONGs) levam cães, gatos e até pássaros aos hospitais, asilos e creches para que os pacientes possam interagir com eles. Essas atividades ativam áreas do cérebro ligadas ao bem-estar, relaxando-os da tensão do cotidiano, além de exercícios que estimulam a coordenação motora, como acariciar o s bichinhos ou pentear os cães. Instituições de reabilitação também utilizam cavalos (equoterapia) para a recuperação de seus clientes. 

Os animais que participam de terapias são devidamente vacinados e vermifugados. Qualquer pessoa com animal dócil e adestrado pode procurar instituições que trabalham com a TAA para saber se seu animal pode ser um pet terapeuta. Estas organizações estão presentes, em sua maioria, nos grandes centros urbanos e precisam de auxílio para a manutenção das atividades, já que não recebem ajuda do governo. 

A convivência com animais traz benefícios para qualquer pessoa e pode ser experimentada no cotidiano de qualquer lar. Adotar um cão ou gato é dar ao bichinho uma oportunidade de um recomeço, uma vida com amor e segurança, proporcionando a si mesmo a chance de receber um afeto real e genuíno. Se você gosta de animais, mas não tem tempo ou espaço para ter um, pode levar amor e atenção aos pets que vivem em abrigos esperando pela adoção.