O tempo urge

Em 16/01/2008 14h34 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
As faculdades procuram atrair seus alunos mostrando a rentabilidade de ter um curso superior no currículo. Até aí, tudo bem. Mas quando usam o termo “emprego garantido” para quem faz esse ou aquele curso, aí temos que parar e pensar um pouco.

Como o tempo não pára, as pessoas também estão com pressa e estar quatro ou cinco anos na universidade pode não ser a melhor opção para quem precisa de um retorno rápido. Para estes casos existem os cursos técnicos ou tecnológicos, que são feitos em uma média de dois anos e o mais importante: com emprego garantido.

Assim dizem as faculdades especializadas neste tipo de ensino. Uma pesquisa com os alunos egressos diz que 80% deles estão empregados na área de formação. De fato, esta é uma tendência mundial, principalmente porque falta mão-de-obra especializada e qualificada para certos cargos – que não são “aprendidos” nos cursos de graduação tradicionais.

Redes de computadores, manutenção em equipamentos médicos/odontológicos e radiologia têm sido os principais cursos procurados, e com razão, já que são áreas que têm uma lista de profissionais bem defasada. Além disso, estes novos empregados costumam receber um valor superior ao piso salarial estabelecido para a carreira, o que já é um bom motivo para investir.

A dica é esta: se você tem pouco tempo para começar a lucrar no mercado de trabalho, este é um bom momento para analisar os cursos disponíveis. Mas se você já está no mercado de trabalho e não pode parar de trabalhar, o legal é procurar por cursos técnicos lecionados a distância, assim você pode decidir o momento propício para o seu estudo. Não deixe de olhar a nossa lista de cursos técnicos na seção Guia de Profissões e também os artigos sobre Ensino a Distância e encontre a melhor opção pra você.