O Facebook está virando Orkut no Brasil?

Em 02/04/2012 17h40 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

No mês de março uma polêmica envolveu o dono do Facebook, Mark Zuckerberg, e os usuários brasileiros da rede social. As primeiras notícias relatavam que Mark disse que os brasileiros estão estragando o Facebook com o compartilhamento de vírus do estilo “mude a cor do seu facebook”, “saiba quem está te seguindo”, "coloque crédito grátis no celular", etc. A frase que ele supostamente disse em entrevista à CNN é a seguinte: “Se por um lado, os brasileiros fazem o Facebook crescer, por outro estragam tudo”.

Notícias mais recentes trazem a informação de que tudo não passou de um sensacionalismo, que na verdade Mark quis dizer que não vai permitir a inserção de gifs animados na rede social, como acontece no Orkut. Para quem não sabe, gifs animados são aquelas imagens com movimento que geralmente vêm com mensagens religiosas, de amor ou parabenizando pelo aniversário. Em minha opinião, Mark está certo. Esses gifs animados causam muita poluição visual. Mas parece que grande parte dos usuários brasileiros gosta de colorir e personalizar suas contas com tudo que a internet oferece.

Voltando ao comportamento dos brasileiros nas redes sociais, acho que ainda temos que evoluir bastante. Somos líder em horas por dia na internet, estamos entre os países com mais usuários na rede, o mercado online no Brasil cresce a cada ano, mas apesar disso não vejo uma evolução no comportamento. Digo isso com base no Facebook do Brasil Escola, que hoje conta com quase 200 mil seguidores. O que vou dizer nos próximos parágrafos pode ser uma crítica e, ao mesmo tempo, uma dica.

Nos últimos meses a fan page do Brasil Escola no Facebook vem sendo invadida por mensagens compartilhadas automaticamente através de vírus. No início usávamos a rede social para acompanhar os assuntos mais comentados, responder usuários e realizar promoções, mas agora desempenhar essas funções virou uma tarefa difícil, pois a cada atualização postada uma chuva de comentários automáticos aparecem.

Esses vírus são compartilhados quando o usuário instala um programa no seu computador que promete mudar a cor do facebook, mostrar quem está visitando sua página, conseguir mais amigos, entre outras funções. O que as pessoas não sabem é que, ao instalar esses aplicativos, têm seus logins e senhas roubados para que seu perfil curta páginas de empresas. Os hackers vendem pacotes de “curtir” por milhares de reais para empresas que desejam ter sua página popularizada. Eles se aproveitam da falta de discernimento dos usuários brasileiros, que ainda não sabem reconhecer um link ou aplicativo malicioso.

Essa prática tem infestado fan pages de empresas com comentários desse tipo, pois o programa também faz o usuário comentar as postagens sem saber. Se um usuário instala o programa que promete mudar o seu facebook de cor, por exemplo, automaticamente seu perfil solta o comentário “clique aqui e mude a cor do seu facebook” em todas as postagens das páginas que ele curte. Outra pessoa acaba vendo e instala também, retransmitindo o vírus em outras páginas, e cada vez mais pessoas clicam e compartilham. É uma bola de neve.

Se você clicou em uma dessas mensagens ou instalou um aplicativo que prometia alterar algo no seu perfil, não mude a senha da sua conta imediatamente. Primeiro é preciso desinstalar esse programa-vírus. Especialistas dizem que ele está instalado com o nome “adobeflashplayer”, em complementos do Firefox ou extensões do Chrome. Só mude sua senha depois de excluir esse programa. Tomem cuidado para não excluírem o Adobe Flash Player, que está instalado no seu computador e serve para ver vídeos, animações e outras coisas na internet.

Com tanta informação que existe na internet sobre prevenção de vírus, não dá mais para nós brasileiros cairmos nesse tipo de armação. Antes de sair abrindo conta em rede social, adicionando contatos no MSN e instalando tudo que te oferecem é preciso ter pelo menos uma noção básica de como prevenir vírus. A internet pode ser muito perigosa para quem não sabe usá-la.